ESPAÇO DESTINADO A DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DA VEREADORA ELOEDE CONZATTI E INTERAÇÃO COM A POPULAÇÃO

terça-feira, 29 de dezembro de 2009


IDOSOS


Prefeita recebe abaixo-assinado
Na terça-feira, dia 29, foi entregue a Prefeita Municipal o abaixo assinado promovido pelo Gabinete da Vereadora Eloede Conzatti em parceria com a Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e Região – ATAPEL reivindicado a criação de incentivos e alternativas municipais ao atendimento dos idosos, especialmente a criação de Centros de Convivência ao Idoso, Centro de Cuidados Diurnos (creches para idosos), Casas-Lares conveniadas/próprias que atendam gratuitamente ou com baixo custo.
A entrega foi realizada no gabinete da chefe do executivo municipal, e contou com a presença do Clube de Mães do Bairro São Cristóvão, da Secretária da STHAS e da Coordenadora do Projeto Conviver, além da vereadora e da diretoria da Atapel.
Eloede Conzatti relatou que este trabalho partiu da necessidade de ampliação das políticas relacionadas ao idoso, visto o aumento que esta faixa da população vem tendo por conta da longevidade. O trabalho contou com o apoio de diversas entidades, coletando cerca de mil assinaturas, sendo que cópia destas foram entregues ao Poder Legislativo e ao Ministério Público. Enalteceu a importância da articulação entre o Legislativo e a Administração neste campo. “Queremos ser parceiros neste trabalho” frisou a parlamentar.
Para o presidente da Atapel, José Pedro Kuhn, este trabalho é uma grande preocupação da entidade, e tem sido uma necessidade levantada pelos associados. É importante trabalhar no sentido de mantermos o vínculo da pessoa idosa com sua família, ao mesmo tempo ampliar a estrutura de lazer, saúde e trabalho. A creche para idosos reflete isso.
A prefeita municipal, Carmen Regina Pereira Cardoso, relatou o trabalho que a Administração vem realizando na política de atenção aos idosos. Existe a intenção de ampliar as áreas de trabalho. A Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano prevê recursos para o início da construção de um Centro de Convivência a pessoa idosa. Salientou ainda a importância de parcerias com os outros entes federados para o custeio destes programas.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Coleta de assinaturas é entregue ao MP

Na tarde desta quinta-feira, dia 10, a vereadora Eloede Conzatti – PT acompanhada de diretores da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Lajeado e Região – ATAPEL realizaram visita a promotora de Justiça Velocy Pivatto. Na oportunidade entregaram cópia do assinado realizado pelo mandato da vereadora com apoio da ATAPEL, contendo aproximadamente uma mil assinaturas de moradores lajeadenses solicitando à Administração Municipal, a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, especialmente a criação de Centros de Convivência ao Idoso, Centro de Cuidados Diurnos (creches para idosos), Casas-Lares conveniadas/próprias que atendam gratuitamente ou com baixo custo.
Segundo a vereadora, a coleta de assinatura é fruto de um trabalho iniciado no mês de setembro deste ano, que tem por objetivo expor ao Poder Executivo Municipal a necessidade de criação destas políticas. Nossa expectativa de vida esta aumentando a cada ano, e frente a isso o desafio do poder público é buscar garantir que este envelhecimento seja acompanhado de uma melhoria na qualidade de vida dos nossos idosos. A vereadora esclareceu ainda que as assinaturas foram entregues para conhecimento do Ministério Público - MP quanto ao trabalho.A promotora Velocy relatou as ações que o MP vem desenvolvendo na área, como visitas e acompanhamento aos Lares de Idosos, e manifestou sensibilidade a causa.

Eloede entrega assinatura em plenário

Foi realizada na sessão do dia 08.12 a entrega de cópia do abaixo assinado realizado pelo Gabinete Parlamentar, contendo aproximadamente 1 mil assinaturas de moradores lajeadenses solicitando à Administração Municipal, a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, especialmente a criação de Centros de Convivência ao Idoso, Centro de Cuidados Diurnos (creches para idosos), Casas-Lares conveniadas/próprias que atendam gratuitamente ou com baixo custo.
O trabalho contou com o apoio da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e Região - ATAPEL.
Estas ações, previstas na legislação federal vigente, especialmente na Lei Nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994 - Dispõe sobre a política nacional do idoso e cria o Conselho Nacional do Idoso, assim como a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso, tratam da responsabilidade da efetivação de políticas públicas de atendimento aos idosos também pelo Poder Público.
Em Lajeado, assim como nos demais municípios brasileiros, vivenciamos um processo de envelhecimento devido ao aumento da longevidade. Na última Contagem da População, realizada no ano de 2007, a população com mais de 65 anos de idade no município era de 4.612 pessoas, o que representava 6,84% dos habitantes.
Diante disto, considerando que em Lajeado não contamos com nenhum Centro de Convivência ao Idoso (serviço de atendimento social que promove atividades físicas, sociais, culturais, recreativas, ocupacionais e de lazer, assim como apoio técnico e/ou operacional a grupos informais de idosos); não existe nenhum local no qual as famílias podem deixar durante o período diurno os idosos que necessitam de acompanhamento integral devido as suas necessidades; não dispomos de nenhuma Casa Lar mantida/conveniada pelo município que abrigue idosos que necessitam de cuidados constantes, especialmente geriátricos, realizamos o presente trabalho de coleta de assinaturas como forma de manifestar o posicionamento da comunidade lajeadense pela criação destas políticas.
Desta forma, além de encaminhar as presentes assinaturas anexas, solicitamos o emprenho de todos colegas vereadores para garantir junto a Administração Municipal a concretização destes espaços, concretizou a vereadora.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Eloede apresenta resultado de trabalho em defesa dos idosos

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, dia 07 de dezembro, a vereadora Eloede apresentará em plenário o resultado do trabalho realizado pelo Gabinete Parlamentar visando a criação de políticas públicas voltada aos idosos no município.
Ao todo são cerca de 1000 assinaturas coletadas, com moradores de todos bairros da cidade, que manifestaram cobrança pela criação de políticas voltadas a este público no município. Entre estas estão o Centro de Convivência e o Centro de Cuidados Diurnos (creche para idosos).Esta semana, o documento original será entre a Prefeita Municipal, e após serão entregues cópia ao Ministério Público, e ao Conselho Municipal de Assistência Social.

GASTOS COM TACHÕES

Eloede solicitou a Administração Municipal a divulgação dos gastos do município com a colocação de tachões no último período. Solicita a empresa que forneceu o material utilizado como redutores de velocidade, o valor empenhado, bem como a data do referido, assim como o material fornecido.
Os tachões utilizados na cidade foram proibidos recentemente pelo Conselho Nacional de Trânsito. Em agosto foi realizada interativa no Programa do Radialista Renato Worn, no qual a população se manifestou contrária a adoção daquele modelo. Já as lombadas (quebra-molas) que foram praticamente banidas do município não eram ilegais como se acreditava. Pela legislação federal, as mesma não podem ter altura superior a 8 cm, sendo que sua largura deve ser no mínimo de 1,5 m.Para a vereadora, as lombadas físicas são uma boa alternativa aos pontos críticos no município, que além de não gerarem danos aos veículos e barulho tem um baixo custo de implantação.

Efetivo policial

SEGURANÇA PÚBLICA
Na sessão do dia 01.12, as vereadora Eloede Conzatti, em conjunto com os edis Hugo Vanzin, Sérgio Kniphoff e Antônio de Castro Schefer solicitaram o envio de ofício a Secretaria Estadual de Segurança Pública do RS manifestando apreensão quanto a diminuição no efetivo de Policiais Militares no Vale do Taquari por conta da Operação Golfinho, conforme anunciado na imprensa regional.
Diante de tal situação, entendem que quando da lotação dos soldados que atualmente estão em treinamento, no mês de dezembro, a região tenha prioridade e seja contemplada em número próximo aos enviados para o litoral, de forma a diminuir os impactos a sociedade por conta do remanejamento do efetivo.


Outros Pedidos
Solicitou a Secretaria Municipal de Obras – SOSUR, o desboqueio da rua Carlos José Kieling, no bairro Florestal, visto que a mesma encontra-se trancada a cerca de dois meses em vista de obra de pavimentação em rua transversal, gerando incômodo aos moradores do local.

Encaminhou ofício a Prefeita Municipal referente a política municipal de combate a dependência química solicitando que seja ampliada a parceria entre o município e o Centro Terapêutico São Francisco - CTSF, bem como seja dada maior atenção a esta entidade.
Entre as sugestões para tal, propos a inclusão da cobertura de saúde básica aos internos do CTSF que sejam de outros municípios, bem como aumento de subvenção financeira.