A vereadora apresentou projeto de lei que abre a possibilidade da Prefeitura Municipal de Lajeado contratar pessoas que cumprem pena no regime semiaberto. Atualmente o Rio Grande do Sul possui mais de 29 mil apenados.
Conforme a vereadora. embora vivenciamos uma economia aquecida, as oportunidades de trabalho para egressos do sistema prisional ainda é uma grande dificuldade que se apresenta. O fato é especialmente justificado pelo preconceito ainda existente na sociedade quanto às pessoas que cumprem pena em estabelecimentos prisionais. De acordo com a parlamentar a reeducação dos condenados pela Justiça para o convívio em sociedade é um dos alicerces do sistema prisional brasileiro. Além disso, existem políticas voltadas à formação e profissionalização destes sujeitos pelo Estado do Rio Grande do Sul, inclusive com aporte orçamentário dos cofres municipais, a reinserção no mundo de trabalho ainda é precária.
Desta forma, entendendo que a administração pública municipal conta com inúmeros espaços de trabalho no qual estes indivíduos, que em grande parte possuem qualificação profissional, podem ser utilizados, apresentou esta matéria com objetivo de propiciar e amadurecer este debate imprescindível para a mudança desta realidade.