ESPAÇO DESTINADO A DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DA VEREADORA ELOEDE CONZATTI E INTERAÇÃO COM A POPULAÇÃO

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sessão do dia 26 de maio

Conselhos de Direito
A Constituição Federal de 1988 trouxe entre os mecanismos de democratização da administração pública os Conselhos de Direito. Estes são espaços destinados a participação da Sociedade e dos órgãos de governo, nos quais tem entre as atribuições, além de fiscalizar os gastos dos recursos públicos, traçar as políticas públicas de suas áreas.
E desde a criação destes mecanismos, muitos foram os avanços para a sociedade brasileira.
E quero aqui fazer referência a um destes avanços.
Como integrante do Conselho Municipal da Alimentação Escolar, e como vereadora aqui nesta Casa também, muito já discutimos quanto a criação de uma política que priorizasse o uso de alimentos mais saudáveis, livre do uso de agrotóxicos, orgânicos, produzidos pela agricultura da nossa cidade e região.
Nesta linha, o Presidente Lula, editou a Medida Provisória Nº 455, de 28 de janeiro de 2009, a qual permite a compra de gêneros alimentícios produzidos em âmbito local, e preferencialmente da agricultura familiar.
Uma conquista muito importante, que além de priorizar a melhoria da qualidade da alimentação, de forma mais saudável, é uma alternativa voltada ao desenvolvimento da produção agrícola da cidade e da região.
Uma forma de educar nossas crianças/estudantes também nos refeitórios, pois a escola é um espaço de saberes. Aprender vivendo, vivenciando e comendo também. Pois as merendeiras também têm o seu papel no educar.
Durante este mês, o CAE juntamente com agricultores que fazem parte da associação dos feirantes, firmaram parceria para que o abastecimento das escolas municipais, seja realizado por eles. Inicialmente apenas uma parte, mas com o tempo, conforme suas condições de produção deverá ser ampliada a quantidade.
Produtos produzidos pelas famílias lajeadenses.
Isso garantirá produtos mais frescos, em melhor estado de conservação, pois não necessitam realizar grande trajeto da horta até a cozinha das escolas.
Sem falar no mérito da geração de renda local, que incentiva os jovens a continuarem na agricultura.

Comunidade Olarias
Utilizo este espaço também para cumprimentar e parabenizar a comunidade do bairro Olarias, que vem realizando reuniões junto a nós vereadores para discutir a melhoria do bairro.
Apresentaram um Plano de Ação construído pela comunidade.
Um Plano com várias propostas para serem executadas ao longo da atual gestão municipal.
Já encaminhamos estas reivindicações aqui na sessão de 17 de março, juntamente com os vereadores Círio Schneider e Ito Lanius, que estavam presentes a reunião para a Administração Municipal.
O Plano contempla o crescimento do bairro, suas necessidades.
Uma proposta de parceria e envolvimento da comunidade com o Poder Público. Um trabalho amplo com as diversas cores partidárias.
Isto é importante. Um trabalho articulado da comunidade com os vereadores.
E aqui novamente sugiro senhor Presidente, que as reuniões legislativas voltem a ocorrem junto as comunidade de Lajeado. Uma forma de demonstrarmos também que estamos buscando a participação da população.
A Câmara enquanto Instituição, Poder Legislativo, Parlamento Municipal estar presente nos bairros da cidade.
Isto é importante.
Mostrar lá na comunidade as matérias que apresentamos nesta Casa. As reivindicações que nos são trazidas pelos moradores. E que somos parceiros.
Podemos não ser atendidos na maioria das vezes, mas apresentamos, reapresentamos. Que fazemos nossa parte enquanto legisladores que não possuem a caneta do Executivo na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário