Entre segunda e esta terça-feira pró-reitores do Instituto Federal de Educação Profissional Sul Riograndense IFSUL estiveram em Lajeado participando de reuniões públicas com gestores municipais, professores, estudantes, trabalhadores e empresário. As reuniões tiveram por objetivo apresentar o funcionamento do Instituto Federal de Educação, bem como a estrutura que a futura escola técnica federal devera ter em Lajeado. A vereadora Eloede coordena a comissão regional responsável pela implantação.
Escola Técnica Federal de Passo Fundo |
O IFSUL, com sede em Pelotas, é responsável por 9 campi no Estado, e possui mais cerca de 10 mil alunos.
Em Lajeado, o investimento inicial será de R$ 10 milhões (já garantidos no orçamento do Instituto), e deverá ter capacidade para atender 1.200 mil alunos. Ao todo serão 60 professores concursados e mais 45 funcionários.
O ensino deverá contemplar o ensino médio técnico, a graduação e especialização.
Com mais esta etapa, agora é aguardada a aquisição de área de terras pelo município para doação ao Instituto, requisito para formalização do convênio, e após a definição em conjunto com a comunidade dos cursos a serem ofertados. Após isso será iniciado o processo de licitação e concurso público para a Escola.
Acompanhe os passos percorridos até aqui :
ENSINO PROFISSIONAL NO VALE DO TAQUARI
Retrospectiva dos Trabalhos da Comissão
2009
Novembro – CODEVAT realiza encontro regional para traçar o Planejamento Estratégico
Entre as prioridades surge o Ensino Profissional Público Federal
Vereadora Eloede Conzatti fica responsável por dar prosseguimento aos trabalhos
Dezembro (dia 11) – Realizado o 1º Debate Regional sobre Ensino Profissional Federal: “Nossos desejos e possibilidades”.
O debate teve a presença da Dep. Fed. Maria do Rosário, do Instituto Sul RioGrandense de Pelotas (Pró-reitor Jair Jonko Araujo), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul de Bento Gonçalves (Reitora Claudia Schiedeck), e de lideranças governamentais e da sociedade de toda região (11 municípios representados).
Criada uma Comissão Regional para tratar da Implantação do Ensino Profissional Federal no Vale do Taquari, com representante de diferentes municípios e entidades.
2010
Março - (25 de março) Realizada reunião da Comissão e levantadas as primeiras propostas de área de ensino e sondagem de locais para implantação.
Abril - Realizada a 1ª audiência entre a Comissão e o Secretário Nacional de Ensino Profissional Federal, Eliezer Pacheco, em Brasília. Na oportunidade foi entregue o pedido formal da região, acompanhado de síntese dos trabalhos desenvolvidos até então pela Comissão.
Julho - (dia 30) Realizada reunião regional da Comissão com a presença da Secretaria Nacional de Ensino Profissional Federal em Lajeado, Renata Gonzatti.
Explanado o projeto de expansão do Ensino Profissional Federal e os critérios utilizados na seleção e convênios com a União.
Agosto - (dia 26) Reunião de trabalhos da Comissão onde foi apresentado o Catálogo de Cursos Ofertados pelos Institutos Federais, bem como o levantamento das Instituições de Ensinos Técnicos oferecidos atualmente no Vale do Taquari.
Novembro - (dia 24) Reunião de trabalhos da Comissão define os eixos de ensino a serem propostos e os cursos a serem criados.
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais – Cursos: Técnico em Automação Industrial e Técnico em Manutenção Automotiva
Eixo Tecnológico: Produção Industrial – Curso: Técnico em Móveis
2011
Março - (dia 31) reunião regional para aplicação do Planejamento Estratégico. Criada formalmente a Comissão Setorial de Educação e Assistência Social
Abril – (dia 14) Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, anuncia a contemplação do Vale do Taquari com uma Escola de Ensino Profissional Federal
(dia 29) Audiência Pública da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembléia Legislativa em Lajeado referenda a necessidade regional de instalação da Escola Federal Profissional no Vale do Taquari.
(dia 29) Oficializado pela Comissão aos prefeitos da região na reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari o pedido de apresentação de propostas para sediar a Escola Federal
Maio – (dia 05) Audiência de entrega das propostas dos municípios do Vale do Taquari ao Secretaria Nacional de Ensino Profissional Federal
Agosto – Presidente Dilma assina convênio com o município de Lajeado para implantação da Escola Federal em Lajeado.
Setembro (dia 22) - No gabinete da prefeita Carmen Regina Cardoso, foram iniciadas as conversas formalmente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense para a implantação da Escola em Lajeado.
Dezembro - Visita da Direção do IFSUL para tratar sobre a doação da área de terras.
2012
Fevereiro – Visita da equipe de engenharia do IFSUL para avaliação das áreas de terras disponíveis. Apresentado o futuro Diretor da Escola – Prof. Luiz Afonso.
Março (dias 19 e 20) – Realização de encontros com os segmentos da sociedade (empresários, trabalhadores) instituições públicas (Prefeituras, Secretários de Educação, Diretores e Estudantes).
Estrutura do Instituto Federal Sul Riograndense
Sede: Pelotas
9 campi
Número de alunos: aproximadamente 10 mil
Previsão para Lajeado
Investimento inicial: R$ 10 milhões (já garantidos no orçamento do IFSUL)
Número de alunos: 1.200 mil alunos
Professores: 60 (concursados)
Equipe técnica administrativa: 45
Número de cursos: pelo menos 3 áreas
Modalidade: Ensino médio técnico, Proeja, graduação e especialização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário