ESPAÇO DESTINADO A DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DA VEREADORA ELOEDE CONZATTI E INTERAÇÃO COM A POPULAÇÃO

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sessão de 10 de novembro

Lajeado não se mexe e perde o CAPS AD
A vereadora Eloede Conzatti – PT, manifestou preocupação quanto a não apresentação de projeto junto ao Governo Federal para a construção de Centro de Atendimento Psicossocial especializado em Álcool e Drogas CAPS AD. Segundo ela, esta é uma questão preocupante. “Enquanto entidades e Poderes participam do Fórum de Enfrentamento à Drogadição, apontando como uma das necessidades a criação de um CAPS de atendimento a dependentes de álcool e drogas, a Secretaria de Saúde deixa a oportunidade passar”. A manifestação do Secretário Municipal de Saúde é de que buscarão implementar o CAPS AD em 2010, mas a parlamentar lembra que estes projetos levam tempo, e que no próximo ano as liberações de recursos ficam comprometidas pela Legislação Eleitoral.
“A sociedade abraçou a luta contra as drogas e a Secretaria parece estar indo na contramão.
Atendimento no CAPS AD é 100% SUS. A comunidade não paga nada! Não adianta apenas firmar parceria com clínicas e cobrar 50% durante o ano, e no final do ano pagar 90% do atendimento com a sobra do recurso. Grande parcela dos usuários não tem condições de custear o tratamento”, enfatizou.


Unidade Básica de Saúde
Eloede encaminhou ofício a Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações quanto aos programas do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, que prevêem a liberação de recursos para a realização de obras.
Em setembro deste ano, foi publicada a Portaria Nº 2.226 pelo Ministério da Saúde, que trata do Plano Nacional de Implementação de Unidades Básicas de Saúde para Equipes de Saúde da Família, o qual possibilita aos municípios a apresentação de projetos para construção destas Unidades. Não sabendo se o município se enquadra em todos requisitos, destaca que não podemos deixar passar em branco esta oportunidade.
“O secretário em todas reuniões que se faz presente lamenta a situação dos municípios quanto aos gastos com a Saúde. E quando surgem estas oportunidades, não podemos desperdiça-las”.
Os prédios são voltados exclusivamente para abrigar as Equipes de Saúde da Família, e pelo porte de Lajeado, podemos ser contemplados com recursos de R$ 400 mil.


Obras do ginásio do Castelinho estão paradas
Em julho do ano passado a Administração Municipal anunciou o termo de liberação de verba do Estado para a conclusão das obras, sendo inclusive objeto de material da campanha da candidatura Carmen e Zen. “Liberada a verba para obra do ginásio coberto no Colégio Castelinho de Lajeado” dizia o material.
E hoje como esta a obra? Parada.
Parada segundo a Secretaria de Obras do Estado devido ao município não ter atualizado o cronograma financeiro de pagamento. Passado mais de um ano da liberação e até agora não foi sequer concluída, sendo que a mesma era para estar pronta em junho.
“A empresa construtora não é culpada. O município não fez o acompanhamento que deveria realizar”.

Presídio Estadual
A vereadora trouxe a discussão da última sessão a perda do recurso destinado a construção do Presídio Estadual de Lajeado. Lembra que a Administração Municipal anunciou a Casa Legislativa que haviam recursos para a construção. Votamos o projeto de doação da área acreditando que estava tudo certo para receber o empreendimento. Aí para a surpresa de todos, não haviam sido realizados estudos necessários para esta construção. O impacto de vizinhança, as audiências públicas.
E agora, pelas informações que temos, o recurso federal previsto para a obra, em vista da demora e dos atrasos, foi remanejado para o presídio de Arroio dos Ratos vereador Ito.
Basta saber se foi má vontade ou incompetência administrativa.
A Administração Municipal tem que urgentemente reavaliar sua forma de trabalhar, não para criar mais secretarias e cargos para acomodar os partidos aliados, mas para prestar um serviço a altura da sociedade, pois este povo trabalhador merece ser servido com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário