ÁREA DO CLUBE LAJEADENSE
Na última semana foi anunciada a compra da área que receberá o novo estádio do Florestal. Do nosso Clube Lajeadense.
Uma área localizada nas divisas de Lajeado e Cruzeiro do Sul. Uma área que até então não tinha-se certeza de que pertencia a Lajeado.
Isso porque os proprietários e moradores desta região nunca tiveram a certeza de que pertenciam a Lajeado.
A questão desta divisa já foi objeto inclusive de visitas de vereadores em legislatura passada com a Associação de Moradores do Bairro Floresta a Porto Alegre unicamente para tentar resolver este problema de divisas. Até a Assembléia Legislativa foi envolvida, e teve o acompanhamento do deputado Luis Fernando Schmidt.
A época não se conseguiu regularizar esta situação. Alguns com propriedade em Lajeado e outros em Cruzeiro, sendo vizinhos.
É uma divisa que precisa ser delimitada. A Escola Municipal Pedro Welter foi construída no município de Cruzeiro do Sul. Houve um acordo verbal entre os prefeitos da época. É mantida até hoje por Lajeado (professores, funcionários) mas esta em território Cruzeirense.
Se analisarmos o Mapa Político Municipal, impresso em maio deste ano pelo município muitas interpretações poderão ser feitas ...
Mas, o Secretário de Governo para Assuntos Extraordinários em entrevista ao jornal O Informativo resolveu a situação da área. É território lajeadense. Diz ele: “Pronto, está atestado, isso aqui é Lajeado”
Então todos esses anos os moradores ficaram sem uma solução para a questão, sem saber ao certo a qual município pertenciam. Não sabiam onde se amparar, principalmente na questão da manutenção das estradas, e agora que vai sair o clube lá tudo se resolve por decisão de Secretários.
Isso é uma questão de Planejamento. Só temos 110 km² e ainda temos problemas de delimitação de divisas.
Continuando nosso trabalho na Política de Atenção aos Idosos, em defesa dos direitos dos idosos nesta Casa, além da questão das Casas Lares, Centro de Convivência e Creche para idosos, estamos encaminhando ofício as empresas de transporte coletivo urbano do município, manifestando uma situação que vem sendo trazida a nós que refere-se ao espaço destinado aos idosos, as pessoas acima de 65 anos, as quais somente podem utilizar o espaço destinado aos assentos preferenciais, que são em média cinco lugares por ônibus.
Muitas vezes estes espaços estão todos ocupados e estes cidadãos, beneficiados pela gratuidade, não podem usar os demais bancos, da parte de trás, por causa da roleta. Por isso estamos pedindo que esta reclamação seja encaminhada para conhecimento formal das empresas que operam o transporte em Lajeado, bem como levado conhecimento a Administração Municipal e ao Conselho Municipal de Trânsito.
Estamos cumprimentando o Jornal A Hora pela iniciativa de, em parceria com a Univates, iniciar um trabalho de monitoramento das águas do Rio Taquari e seus afluentes na região. Uma iniciativa que merece destaque, pois demonstra o comprometimento que este veículo de informação possui com o meio ambiente, com o planejamento urbano dos municípios, especialmente com a questão do tratamento do esgoto. Por isso, um cumprimento especial a direção deste Jornal por esta iniciativa, que vem de encontro com a preocupação que temos nesta Casa com a qualidade de vida e saúde da população e com os recursos hídricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário