ESPAÇO DESTINADO A DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DA VEREADORA ELOEDE CONZATTI E INTERAÇÃO COM A POPULAÇÃO

terça-feira, 27 de abril de 2010

Vereadora propõe a proibição dos “pardais”

A vereadora Eloede apresentou projeto de lei disciplinando a instalação de fiscalizadores eletrônicos de velocidade no município de Lajeado. A proposta proíbe a instalação de controladores de velocidade fixo sem mostrador de velocidade nas vias públicas.
A alta velocidade de veículos no perímetro urbano municipal esta diretamente ligada ao número de acidentes de trânsito, especialmente de atropelamentos. A fiscalização eletrônica vem se mostrado eficiente para a redução destes acontecimentos, uma vez que coíbe o excesso de velocidade.
Além de ser uma forma ostensiva de fiscalização, esta também tem o papel educativo de disciplinar à velocidade média dos veículos, assim como toda a sinalização de trânsito, seja por placas indicativas ou mesmo a pintura e colocação de sinalizadores na pista de rolamento. Não restam dúvidas que a segurança de condutores e pedestres esta ligada diretamente a adequada sinalização do trânsito.
Atualmente entre os controladores eletrônicos mais utilizados, temos a presença das lombadas eletrônicas, as quais mostram a velocidade do veículo e os controladores sem mostrador, conhecidos popularmente como “pardais”. As lombadas eletrônicas, devido ao seu sistema de painel de velocidade, permitem aos condutores sua visualização à distância, diferente dos pardais, os quais principalmente no período noturno tornam-se imperceptíveis de serem avistados, conseqüentemente gerando maior número de autuações. Independente do sistema utilizado, ambos somente alcançam sua eficiência na medida em que a indicação do limite de velocidade é exposta na via, tendo o diferencial nas lombadas eletrônicas que seu tamanho e design trazem maior destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário