Na quinta-feira, dia 27 de maio, mais de 150 pessoas participaram do 2º Seminário das Plantas Medicinais do Vale do Taquari, na Câmara Municipal de Lajeado. O evento contou com a presença do médico Celerino Carriconde, coordenador do Centro Nordestino de Medicina Popular – CNMP que abordou o tema “Segurança Alimentar, terapias complementares e integrativas”.
Segundo o especialista, que é referência nacional entre os profissionais médicos na defesa pela legalização da fitoterapia no serviço público e democratização e humanização do Sistema Público de Saúde, o uso de plantas e alimentos com propriedade medicinais é uma forma eficaz de prevenção e tratamento de doenças. Atualmente no país o número de farmácias é maior que o de padarias, o que demonstra o alto grau de dependência por medicamento pela população brasileira. Salienta ainda, que devido a esta dependência, e aquisição de medicamentos por conta própria, vem baixando consideravelmente o grau de defesa do organismo contra doenças de menor gravidade. Hoje presenciamos uma elevada ingestão de antibióticos pela população, que os ingere através de medicamentos ou da própria alimentação, em vista da sua utilização na alimentação de animais.
Para a participante Teresinha Weber, o encontro foi serviu para socializar o conhecimento e as experiências sobre o uso de terapias alternativas, estando ligado com a concepção da agroecologia, que busca a produção de alimentos livres de agrotóxicos. “Esse conhecimento milenar, construído através da socialização entre as diferentes gerações e povos, deve ser transmitido para que a comunidade continue se empoderando destas informações e tenha uma vida saudável a partir da natureza” enfatiza.
O evento foi organizado pelos mandatos das vereadoras Eloede Conzatti de Lajeado e Anastácia Zart de Cruzeiro do Sul, da Coordenadoria da Mulher de Bom Retiro do Sul, Secretaria da Agricultura de Arroio do Meio e Centro Holístico Vida Saudável – COHVISA.
Créditos das fotos: ANA PAULA WEBER
Nenhum comentário:
Postar um comentário