ESPAÇO DESTINADO A DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DA VEREADORA ELOEDE CONZATTI E INTERAÇÃO COM A POPULAÇÃO

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Matérias apresentadas pela vereadora na Sessão do dia 26 de julho de 2011

PLANO SAFRA GAÚCHO
A vereadora esteve presente no lançamento oficial do Plano Safra Gaúcho 2011-2012, realizado na segunda-feira dia 25, pelo Governador Tarso Genro no município de Sério. Solicitou em plenário o envio de ofício ao Gabinete do Governador cumprimentando pela iniciativa do lançamento ter ocorrido no Vale do Taquari.
Para ela, o lançamento do Plano ter sido realizado em um município do Vale do Taquari, é permeado de simbologia. O município de Sério representa bem a questão da agricultura familiar. Um município que expressa bem as dificuldades enfrentadas pelos pequenos municípios que tem na agricultura sua base econômica, e que em décadas passadas tiverem que buscar alternativas de produção que permitisse manter a economia local quando a lógica do êxodo rural era a predominante. Por isso, nosso cumprimento especial aos agricultores que lá permaneceram, e permanecem nos diferente municípios da nossa região.
Entre as inovações do Plano está o programa de incentivo à produção e à comercialização de produtos agroecológicos. Na lista de inovações, também virá o Leite Gaúcho, programa de parcerias para favorecer a produção, ampliar a assistência e reduzir a ociosidade da indústria.
A oferta de crédito para custeio, investimento e comercialização de produtos, além do aumento de verbas orçamentárias para infraestrutura em áreas rurais e novos programas com juro subsidiado (1% ao ano).
Cabe salientar ainda que, estas propostas, estão sintonizadas com o Programa Federal de Promoção da Qualidade de Vida do Povo Brasileiro, especialmente no que refere-se ao combate a pobreza, tanto no campo quanto na cidade. Sem dúvida, este Plano representa mais alguns passos no caminha da melhora de condições e qualidade da nossa alimentação.


Desrespeito com o Legislativo
No mês de junho, a vereadora solicitou cópia dos contratos de duas ruas no bairro Montanha. Ruas das Extremosas que desde a década passada lutávamos para ser pavimentada, e a Oswaldo Mathias Ely. A primeira pavimentada com blocos de basalto – calçamento, e a segunda com asfalto.
Acompanhamos o trabalho realizado na Extremosa, a qual tem indícios de defeitos. Em virtude disto, a vereadora havia solicitado cópia dos documentos, bem como os servidores responsáveis pela fiscalização.
Na sessão legislativa passada, dia 19 de julho, foi encaminhado a Câmara apenas o extrato do contrato de uma das obras, não sendo apresentado nenhum dos memórias descritivos. Embora a Lei Orgânica do Município é clara: (art. 46, XX) compete ao Prefeito Municipal prestar as informações no prazo de trinta dias, o município tem desrespeitado o período.
Diante disto, a sua assessoria comunicou o Executivo destas irregularidades. Parte das informações da pavimentação da rua Extremosa foi entregue a Câmara Municipal nesta terça-feira a tarde.
“Quando informações como essas não são prestadas em tempo hábil, começa a levantar e reforçar as suspeitas que nos levaram a solicitar tais informações.
No caso das ruas, os moradores já efetuaram o pagamento, e quem deveria fazer a fiscalização, conforme o silêncio da Administração Municipal supõe-se que foi omisso” afirma a vereadora.
Lembrou da questão da troca injustificada dos locais da parada de ônibus defronte a Ensino na Av. Benjamin Constant. Ninguém é responsabilizado. Fazem as coisas sem planejamento e supervisão e o contribuinte que pague o custo.


Merenda Escolar
Eloede solicitou que o município preste seguinte informações sobre os alimentos adquiridos pela Rede Municipal de Educação na merenda escolar durante o ano de 2011.
A parlamentar quer que a Secretaria de Educação informe a relação dos fornecedores de alimentos, especialmente os que enquadram-se no Programa de Aquisição de Alimentos Direto da Agricultura Familiar, bem como os valores empenhados e a quantidade adquirida de cada fornecedor.


Enchente
Eloede prestou solidariedade as famílias que tiveram suas residências atingidas durante a última enchente no município.


Melhorias
A parlamentar solicitou a colocação de lixeira pequena (seco/orgânico) na Av. Benjamin Constant, defronte ao 670, no bairro Centro. Requereu ainda o envio de ofício a Chefe do Poder Executivo Municipal, solicitando que sejam tomadas providências urgentes junto as Avenidas Benjamin Constant e Senador Alberto Pasqualini, nos bairros Florestal, Centro e São Cristóvão, no sentido de reparos nos buracos na pavimentação.
Ocorre que esta pavimentação, relativamente nova, teve deterioração originando buracos que estão apresentando sérios riscos ao trânsito, especialmente de motociclistas.
Reiterou o pedido de reparos e limpeza nos bueiros localizado no Loteamento dos Médicos. Ocorre que os mesmos estão, a muitos meses, deteriorados, obstruídos e/ou sem condições de segurança (grades).
Diante disto, estamos reiterando que a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos proceda os reparos necessário ao longo desta região da cidade, uma vez que a reclamação dos moradores é uma questão antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário