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terça-feira, 16 de junho de 2009

Sessão do dia 09 de junho

Nesta tarde estamos encaminhando requerimento ao Departamento Municipal de Transito e ao Conselho Municipal de Transito solicitando que seja discutida a reformulação do Sistema de Transporte Coletivo Municipal.
Realização de audiência públicas para ouvir os usuários.
Tal iniciativa visa melhorar a prestação do serviço a população.
É necessário a discussão dos itinerários, bem como dos horários.
Criação do sistema circular de transporte.
Hoje um usuário do bairro Conventos não tem o serviço de transporte até o bairro Morro 25 por exemplo. Necessita fazer baldiação, trocar de ônibus e pagar 2 tarifas. Assim como o morador do bairro Jardim do Cedro que não possui linha direta até o bairro Universitário.
Além disso, nos finais de semana e feriados a cidade não é servida adequadamente. Não tem frota a disposição. Não existem linhas.
É velha esta reclamação.
As pessoas que não possuem veículo e moram distante do Centro são excluídas. Não tem como vir usufruir da estrutura do Parque dos Dick e das programações realizadas nesta parte da cidade.
A noite também após certo horário não tem.
Falta divulgação quanto aos horários e itinerários das linhas.
Uma coisa muito importante também deve-se a tarifa do transporte.
Anteriormente solicitei a Administração Municipal o processo que subsidiou o reajuste da passagem. Não enviaram a esta Casa. Ao que tudo indica falta clareza e controle dos dados.
O município não tem controle sobre o número de usuários de cada linha, as gratuidades oferecidas. Não temos a certeza nem de qual é o índice de passageiros por quilometro percorrido.
Esse desconhecimento é muito ruim. Pois isso é extremamente necessário para a formulação do cálculo tarifário. Tem que ser criado um método que oriente a fixação da tarifa urbana. Isso deve ser disciplinado pelo Conselho Municipal de Transito.
Transporte eficiente, regulamentado pois uma concessão pública. Isso gera desafogamento do trânsito de veículos, diminuição na emissão de gases. Contribui com o meio ambiente da cidade.
Um transporte precário afasta as pessoas do uso, diminuindo o número de usuários que passam a utilizar outra forma de transporte. O município tem que priorizar o transporte coletivo.
Acho inclusive que deve ser estudada tecnicamente neste Conselho a criação da meia passagem para estudantes na cidade.
Lajeado é uma cidade referência na região. Praticamente em todas cidades pólos do nosso estado e país existe este benefício aos estudantes, assim como outros benefícios (dia do passe livre, passagem integrada).
E isso passa também pela colocação e manutenção dos abrigos de ônibus. Tem que manter a dignidade do trabalhador que esta a espera do ônibus no dia de chuva.
Além disso, existe uma Concorrência Pública – licitação – trancada judicialmente. Estas discussões devem estar maduras quando da realização do novo processo.
A forma de integração dos bairros pelo sistema circular, ou pela passagem integrada?
O controle das gratuidades?
O espaço e as condições da área reservada aos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.
O estado de conservação da frota? A idade dos veículos, a presença de ar-condicionados, elevadores para portadores de necessidade especial.
A divulgação dos itinerários?
Qual o método de cálculo tarifário?
Até mesmo a participação das empresas nos abrigos de ônibus, deve existir ou não?
Ao investir no transporte coletivo, estaremos amenizando situações problemáticas relacionadas ao nosso trânsito e contribuindo com o meio ambiente.

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