ESPAÇO DESTINADO A DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DA VEREADORA ELOEDE CONZATTI E INTERAÇÃO COM A POPULAÇÃO

quinta-feira, 22 de março de 2012

Câmara Legislativa recebe seminário Regional para Mulheres

Melhor idade e juventude debatem direitos das mulheres e qualidade de vida

Parte da programação especial do Mês da Mulher, o Seminário Regional para Mulheres reuniu aproximadamente 85 pessoas no Plenário da Câmara de Vereadores do município na tarde da última quarta, 21. No encontro, temas como Vida Saudável para Mulheres e qualidade de vida na melhor idade foram apresentados.

A Secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Márcia Santana ressalta a importância de se discutir os temas e o momento favorável a um apelo de mudança cultural. “É muito importante o movimento que se cria no Rio Grande do Sul em torno da defesa dos direitos da mulher. Percebo que ele tem se fortalecido na medida em que percebemos o aumento de uma consciência por parte de mulheres e homens quanto os direitos das mulheres.” Para Márcia, o trabalho que vem sendo realizado em Lajeado é uma forma de fixar o trabalho de conscientização da população.

Ela explica que o tema é de importância para as mais variadas faixas etárias e que, desde cedo, é necessário que se estimule o debate e a disseminação dessa concepção de igualdade de direitos e oportunidades. “Todas as gerações sofreram algum tipo de restrição. Hoje, a juventude vem com uma nova perspectiva, mas ainda precisamos ampliar o acesso aos direitos, por exemplo, em regiões mais desprovidas de informação, essa cultura tende a demorar mais a chegar.”

Para a estudante Bruna Stoll, 15, discutir o tema em um grande grupo é a melhor forma de disseminar o conhecimento sobre os direitos, que muitas vezes são desconhecidos até mesmo para os jovens. “Saber mais sobre nossos direitos é importante para todos, muitos deles eu até não conheço. Vir aqui e aprender um pouco mais, conhecer melhor, ajuda para que possa explicar para meus país e amigos”, explica.

Cuidado com idosos

A melhor idade também recebeu atenção especial nos debates. A vereadora Eloede Conzatti (PT), que coordenou os trabalhos, ressaltou a deficiência no atendimento ao idoso, além da falta de infra-estrutura para desenvolver atividades voltadas a eles. “Aqui na região, falta abrigo para pessoas idosas, tanto para homens, quanto mulheres. Falta uma maior parceria com entidades que disponibilizem esse tipo de serviço de forma gratuita a população.” A vereadora destacou a necessidade de ampliar a participação das mulheres nos debates populares. “O Vale do Taquari é uma representação política do Brasil. Temos menos de 10 % de representação feminina nos Parlamentos e das 325, somente 29 são mulheres.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2020, a previsão é que 25 milhões de brasileiros terão idade acima de 60 anos. A aposentada Sheila de Araújo, 63, destaca que, com o crescimento do município a assistência ao idoso tende a ser deixada de lado. “O município vem trabalhando na área do idoso, mas com o crescimento da região, a saúde e qualidade de vida do idoso vão ter que ser levados em conta. Hoje temos uma estrutura deficiente”, afirmou Sheila.

O conjunto de atividades voltadas ao Mês da Mulher é promovido pelo coletivo Mulheres em Movimento Mudam o Mundo. Na quinta, 22, e sexta, 23 de março, às 14h, têm o Encontro com as Funcionárias das Escolas Estaduais, no Instituto de Educação Estela da Manhã, no município de Estrela, com o tema Saúde do Planeta, a programação especial se estende até a sexta do dia 30 de março. Mais informações com as entidades promotoras ou pelo fone (051) 9499-7604 Fotos/Texto: Marcelo Gouvêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário